Ministério da Educação

Quem somos

Os adventistas do sétimo dia começaram sua busca por uma educação integral e de qualidade, com o propósito de oferecer aos seus filhos o preparo acadêmico em conformidade com os princípios cristãos. Em 1875, a Educação Adventista teve seu início com a abertura do Battle Creek School, Michigan, que se destinava a atender os níveis elementares e secundários do Ensino Básico. Desde que surgiu, a rede ampliou sua atuação em todos os continentes, expandindo sua clientela a todos aqueles que simpatizam com sua filosofia e seus métodos.

Missão

Promover, através da educação cristã, o desenvolvimento integral do educando, formando cidadãos autônomos, comprometidos com o bem-estar da comunidade, da pátria e com Deus.

Visão
Ser um sistema educacional reconhecido por sua excelência, fundamentado em princípios bíblico-cristãos.

Objetivos

  • Promover o reconhecimento de Deus como fonte de toda sabedoria;
  • Reconhecer e aplicar a Bíblia como referencial de conduta;
  • Estimular o estudo, a proteção e a conservação da natureza criada por Deus;
  • Empreender o fortalecimento e o desenvolvimento da mente em favor do bem comum, tendo como ferramenta diferentes fontes de comunicação, informação e recursos tecnológicos;
  • Promover a aquisição de hábitos saudáveis por meio do conhecimento do corpo e das leis que o regem;
  • Oportunizar o desenvolvimento do senso crítico, da criatividade, da pesquisa e do pensamento reflexivo;
  • Incentivar o serviço desinteressado nos deveres práticos da vida diária, na sábia escolha profissional e na formação familiar, no serviço a Deus e à sociedade;
  • Promover a autonomia e a autenticidade ancoradas nos valores bíblico-cristãos;
  • Favorecer o desenvolvimento da autoestima positiva, do sentido de aceitação e de segurança;
  • Resgatar a prática da regra áurea nos relacionamentos interpessoais: amar ao próximo como a si mesmo.

O que a Educação Adventista pensa sobre a religião?

O termo religião comumente é usado referindo-se a alguma denominação específica. Assim, se alguém pergunta a uma pessoa “qual a sua religião?”, ela responderá: “A minha religião é a Católica”; ou, “A minha religião é a Batista”; ou, “A minha religião é a Adventista”; e assim por diante. Contudo, seu significado e propósito vão além desse uso. Derivado do latim religare, religião é um termo que dá a idéia de “religar”, “restabelecer”, “reconectar”, no sentido de resgatar um relacionamento anteriormente existente, mas que foi interrompido por algum motivo. No âmbito espiritual, refere-se ao ato do ser humano restabelecer o relacionamento com um Ser Divino, Deus.

De modo geral, as escolas estão interessadas em oferecer aos estudantes os conteúdos de cada disciplina, o que entendem ser um programa de educação. As Escolas Adventistas fazem algo mais, entendem o estudante como um ser humano integral, pleno, holístico, ou seja, alguém dotado das capacidades físicas, cognitivas, emocionais, sociais, espirituais e que, como tal, deve ser atendido em todas essas dimensões no seu processo educacional. Afinal, ao ir para a escola ele não leva consigo apenas uma ou duas dessas dimensões e deixa as outras à parte. Ao ir para a escola ele vai como é: um ser humano.

Com essa compreensão, a Escola Adventista busca proporcionar, em seu programa de educação, todas as informações necessárias para que o estudante se desenvolva plenamente. Assim, ele tem acesso aos conteúdos propostos para o aprendizado em cada disciplina (âmbito cognitivo), participa de diversas atividades, como esportivas, sociais, ambientais, arte, lazer e muitas outras (âmbito físico, social e emocional), e também é estimulado a restabelecer e desenvolver amizade com Deus, por meio das aulas de Ensino Religioso, programações especiais e outros procedimentos (âmbito espiritual). Quando uma pessoa se dispõe a religar-se a Deus, a restaurar esse relacionamento de amizade, é comum que as atitudes de sua vida passem a ser pautadas pelas orientações estabelecidas por Ele, e o que se percebe quando isso ocorre é que a qualidade de vida dessa pessoa modifica-se para melhor, sensivelmente, nos diversos aspectos (saúde, intelecto, relação interpessoal, relacionamento familiar, objetivos de vida, cuidados ambientais e tantos outros).

Oferecer ao estudante uma educação que se limita à transmissão do conhecimento apresentado nos livros, e às explicações desses conteúdos é importante, mas, é deixar de olhar o aluno como de fato ele é. E, negar-lhe o conhecimento de Deus e de Suas orientações, é privá-lo de um conhecimento que proporciona possibilidades de ampliar sua qualidade de vida. A Escola Adventista vai além. Ela busca olhar e atender o estudante enquanto ser humano, em toda sua completude.

Ela oferece o conhecimento necessário para o desenvolvimento cognitivo/intelectual, pratica as atividades apropriadas para o desenvolvimento físico e social, proporciona as relações necessárias para a estruturação emocional, e também oferece o incentivo adequado para a satisfação das necessidades do âmbito espiritual, para o religare. Assim, por entender que educar é preparar a pessoa para os diversos aspectos da vida, é que a Escola Adventista tem estreita relação com a religião, e estimula sua prática. E a sua visão em relação à religião é aquela exposta acima, de que ela é mais do que o nome de uma denominação, mas uma experiência pessoal de retorno à amizade com Deus, de ter com Ele um relacionamento que promova qualidade de vida e expectativas positivas quanto ao futuro.